BA

Prestes a inaugurar, Hospital Costa das Baleias recebe aparelho de ressonância magnética

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, já se aproxima da sua tão aguardada inauguração. A unidade de saúde, construída pelo Governo do Estado, integrará a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e já vem recebendo equipamentos para ser entregue à população do Extremo Sul baiano ainda neste primeiro semestre.

Nesta semana, o HECB recebeu o aparelho de Ressonância Magnética, que já está sendo instalado numa sala especialmente estruturada para receber o equipamento que irá atender aos baianos muito em breve. “Estamos bastante ansiosos para entregarmos esta nova unidade à nossa população. O Costa das Baleias conta com um investimento de mais de R$ 200 milhões e incrementará os atendimentos de alta e média complexidade na região 100% pelo SUS”, explica a secretária da Saúde, Roberta Santana.

O aparelho de Ressonância Magnética faz parte de toda a gama de equipamentos de diagnóstico por imagem que o hospital terá, junto com tomógrafo, ultrassom, mamógrafo, angiógrafo e raio-x, entre outros. “Toda a tecnologia de diagnóstico estará disponível para a população de Teixeira de Freitas e região, em mais uma iniciativa do Governo do Estado para a regionalização da assistência à saúde na Bahia”, complementa Roberta Santana.

Perfil

O Costa das Baleias é estruturado com perfil de hospital geral de referência macrorregional, integrante da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas e da Rede de Atenção às Urgências da Macrorregião Extremo Sul. A unidade vai ofertar 216 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI), além de leitos destinados à urgência e emergência.

A unidade vai disponibilizar atendimentos de média e alta complexidade em diagnóstico e tratamento, nas especialidades de cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, atendimentos de saúde mental, entre outras, em regime ambulatorial e de internação hospitalar, inclusive em leitos de terapia intensiva, em caráter de urgência e eletivo.

Com capacidade para mais de mil internações mensais, o HECB ainda vai ofertar atendimentos de urgência nas 24 horas nas especialidades clínica, incluindo saúde mental e cirúrgica adulto, funcionando também como retaguarda regional para os outros pontos de atenção às urgências de menor complexidade, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

O complexo também contará com uma unidade de assistência de alta complexidade em oncologia estruturada para ofertar consultas e exames para diagnóstico diferencial e definitivo de câncer, além de cirurgias oncológicas e tratamento por quimioterapia, e cuidados paliativos aos cânceres mais prevalentes no país.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Gov. BA \\ Ascom/Sesab)

(FT.\CRÉD.:  Internet \\ Divulgação)