A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) mantém viva sua tradição de dividir o palco com as mais diversas práticas culturais e estilos musicais do nosso Estado. No próximo dia 23 de agosto, às 17h30, a Oses realiza uma apresentação junto com o Grupo Caxambu Santa Cruz, de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. O concerto integra parte da programação do Encontro do Patrimônio Vivo Capixaba, uma realização da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Raízes.
A apresentação, sob regência do maestro Helder Trefzger, é gratuita e acontecerá na Praça João Clímaco, em frente ao Palácio Anchieta. Além da apresentação da Oses, em conjunto com o Grupo Caxambu Santa Cruz, o encontro vai reunir várias práticas culturais do Espírito Santo, em um momento único de troca de saberes, experiências e valorização da identidade capixaba. Será uma verdadeira celebração da diversidade cultural, fortalecendo tradições, fomentando diálogos e aproximando comunidades.
Sobre o grupo
O Caxambu Santa Cruz é um grupo que foi criado por volta de 1850, quando negras e negros escravizados, liderados por Adão, fugiram da Fazenda Boa Esperança e, no meio da mata, formaram o Quilombo Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim. Desde aquela época, a família Adão mantém viva essa tradição, que foi sendo passada de pai e mãe para filhos e filhas. Quando “raiou a liberdade”, em 13 de maio de 1888, os quilombolas reuniram-se em volta de uma grande fogueira, cantaram e dançaram até o sol nascer. Essa foi a primeira realização da festa Raiar da Liberdade, que acontece até a atualidade e que, em 2024, foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Espírito Santo.
Reconhecimento
O caxambu é uma manifestação de resistência negra à escravidão, que foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil, em 2005. Seus versos e sons falam do cotidiano, louvam os santos de devoção, resolvem pendengas entre os brincantes e festejam a liberdade, alcançada com muito sangue daqueles que resistiram à escravidão e ainda continuam a resistir nos dias atuais.
A realização é da Cia de Ópera do Espírito Santo (Coes), Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses), Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Serviço:
Série Concertos Especiais: Caxambu de Santa Cruz
Data: 23 de agosto (sábado)
Hora: 17h30
Local: Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro de Vitória
Entrada franca
Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo
Caxambu Santa Cruz, grupo convidado
Paulo Raposo, arranjador
(DA REDAÇÃO \\ Beatriz Fontoura)
(INF.\FONTE: Governo-ES \\ Reprodução)
(FT.\CRÉD.: Governo-ES \\ Divulgação)